Aveia

Ricardo Oliveira
Nutricionista
Quando a manhã é longa, e o trabalho devora as horas e intervalos, não deixe que a sua concentração tropece no cansaço. Esta poderia ser uma boa dica promocional para uma nova gama de produtos alimentares. Mas não, não estou a apresentar nada de novo. Afinal de contas, a aveia já é cultivada desde 1000 a. C., os Hunos (antigos guerreiros), e os robustos escoceses, sempre fizeram uso deste cereal. Os alemães inclusive dedicaram-lhe um provérbio onde “as papas de aveia produzem homens de ferro”.
Se há cereal com inúmeras propriedades, é sem dúvida a aveia. Rica em amido (70%), em proteína (14%), alguma gordura (7%) de excelente qualidade, com elevado teor de minerais (ferro, potássio, cálcio, magnésio, fósforo e sódio) e vitaminas (B1, B2, D, E, PP, e provitamina A). Não irei especificar o modo como cada um destes nutrimentos beneficia o funcionamento do organismo, mas gostaria que ficasse claro, que fazem deste cereal um fortificante ideal para combater os estados de fadiga física ou mental. Pelo conjunto de nutrimentos que fornece é um excelente complemento na anemia, estimula o funcionamento do sistema nervoso (depressão, irritabilidade e insónia), e da tiróide, melhora a resistência ao frio e à humidade.
Recomendado especialmente nos indivíduos com trabalho braçal, atletas, crianças em fase de crescimento, e mulheres grávidas ou a amamentar.
A aveia fornece uma fibra solúvel, óptima na regulação do trânsito intestinal (indicada nos casos de prisão de ventre com hemorróides), e ajuda na redução dos níveis de colesterol, especialmente os níveis de LDL. Outra das particularidades desta fibra é a regulação dos níveis de “açúcar” (leia-se glicose) no sangue. O consumo regular de aveia permite um melhor controlo da glicemia (glicose no sangue). Com os valores de glicemia estáveis, não corremos o risco de sentir fome mais cedo. Deste modo, o interesse está em manter uma glicemia no organismo que não sobrecarregue o metabolismo, e faça prolongar a sensação de saciedade. As vantagens que se obtêm de uma manutenção do nível de glicose são inumeráveis: preservação da massa muscular, uma vez que na ausência de um carburante, as proteínas musculares são obrigadas a se autodestruírem para dar origem à glicose; optimização do metabolismo; melhor controlo sobre o apetite e saciedade; e boa disposição. Sem dúvida, um cereal obrigatório nos indivíduos com obesidade e/ou diabetes.
A aveia pode ser consumida sob a forma de flocos, cozidos com leite. A sua confecção é rápida, podendo ser utilizada no pequeno-almoço ou na merenda da tarde. Se preferir, opte pelos cereais tipo muesli, mistura de flocos de aveia instantânea com frutos secos (juntar apenas leite), mas verifique a quantidade de açúcar adicionado.

Sem comentários:

Enviar um comentário